Ficha técnica

MarcaFS Yachts
ModeloFS 215
Ano2021
Motor4 tempos
Marca de motorMercury

Quantidade de motores: 1

Tipo de motor: Popa

Potência: 100 hp

Ano do motor: 2021

Boaca: 232 cm

Capacidade do tanque de combustível: 100 L

Comprimento: 630 cm

Horas de uso: 0 h

Material: Fibra de vidro

Descrição

TESTE FS 205 / FS 215
REVISTA NÁUTICA
“Pequeno barco, grande projeto.”
Principais diferenciais:
· Proa sextavada que aumenta o espaço
· Cabine com cama e vaso sanitário
· Design moderno e arrojado
· Construção em fibra maciça

O estaleiro FS Yachts é mais um (bom) fabricante nacional de barcos de fibra de Santa Catarina. Seus cascos são projetados com criatividade e ousadia, para um público com perfil jovem, que preza bastante o visual na escolha de um barco. Seguindo essa receita, a FS já soma mais de 1.300 cascos entregues, sendo 40 deles desta FS 215, uma bonita lanchinha de proa fechada, com uma pequena cabine e cama de casal, lançada no último Rio Boat Show.
Além da boa qualidade da construção, outro destaque desta 21,5 pés é o próprio desenho bem moderno do casco. Sua proa, em forma de trapézio, é mais larga que o convencional, o que aumenta consideravelmente a área útil na frente do barco, e há bonitas entradas de ar estilizadas — mas falsas — nas laterais, já que ela só usa motor de popa.
A navegação também agrada bastante, especialmente por causa do formato do casco e do costado alto, que oferece bastante segurança em águas mais revoltas. Contudo, a unidade testada estava supermotorizada e equipada com o novo Mercury 150 hp quatro tempos e injeção eletrônica, um excelente motor, mas com potência demasiada para este porte de barco. O motor ideal (sugerido tanto pelo estaleiro quanto por NÁUTICA) seria um 115 hp, como o Mercury Optimax, não só por oferecer melhor preço e consumo como também por deixar os passeios bem mais agradáveis, já que a pilotagem fica menos arisca.

“A FS215 é derivada do modelo 205, mas tem cabine, popa estendida e o mesmo visual arrojado.”

BOA DE CASCO
Uma das melhores características desta pequena cabinada é o próprio casco, que navega realmente bem. Degraus (shine) nas extremidades deixam a navegação firme e estável, mesmo nas curvas mais fechadas, em alta velocidade

POPA MAIOR
A plataforma de popa ganhou prolongamentos ao lado do motor, que servem tanto para melhorar o embarque dos passageiros quanto para aumentar o próprio tamanho do barco, além de permitir dois bancos extras, com encostos voltados para trás.

PIA E PORTA-LUVAS
Os bancos do piloto e acompanhante são giratórios e com ajuste de altura — o que é raro neste porte de lancha. Ao lado do porta-luvas fica uma pequena pia.

POR DENTRO
A proa sextavada, que aumentou a área útil nesta parte do barco, permite uma cama de casal aceitável, com um vaso sanitário encaixado — e escondido — debaixo dela. Já a iluminação e a ventilação vêm de duas vigias laterais e duas gaiutas bem modernas no teto.

TRÊS POSIÇÕES
O encosto do sofá de popa pode ser colocado em duas posições, além da original: a 45 graus, para reclinar as costas, ou totalmente deitado, formando assim um minissolário interessante.

SALETA ABERTA
Os bancos do piloto e acompanhante são giratórios e o encosto do sofá de popa é retrátil.

COMO ELA É
A FS 215 é uma das menores lanchas cabinadas do país, mas concorre com outras embarcações nacionais do gênero que também gozam de boa reputação no mercado. A diferença é que a FS 215 busca se destacar no visual e, de fato, agrada bastante. É inovadora e arrojada, mas sem ser exagerada.

O projeto usa a recente tendência de linhas mais retas, como a própria proa sextavada, recurso, por sinal, inédito em lanchas desse porte no país. Mas, na verdade, a FS 215 é apenas uma versão levemente “esticada” do modelo FS 205, que cresceu por meio de duas pequenas plataformas de popa, que passaram a margear o motor, mas com interessantes encostos voltados para trás, para quem quiser ficar bem perto da água quando o barco estiver parado. Uma boa sacada, inspirada nas lanchas de wakeboard, que também oferecem esse tipo de assento, para quem quiser acompanhar as manobras do esquiador.

Mas a proposta desta lanchinha é também servir a casais que buscam passar uma noite a bordo, mas sem exigência de muito conforto, porque a cabine é baixa, embora bem ventilada por duas interessantes gaiutas com formato inédito no teto. Mas a construção e a montagem deste barco estão acima da média, mesmo para uma lancha que chega sob forte concorrência.

“A FS 215 é inovadora. Tem linhas mais retas e proa sextavada, recurso inédito em lanchas desse porte no país.”

COMO NAVEGA
Apesar do dia nublado e chuvoso, testamos a FS 215 sem ventos e com mar bem calmo. Nestas condições, pudemos acelerar bem e sentir os efeitos da potência até exagerada na popa. Mesmo assim, ela foi melhor que o esperado. Sua navegação mostrou-se bem firme e o casco praticamente não adernou, mesmo nas curvas mais fechadas. Também cruzou as marolas de outros barcos sem bater duro e manteve a estabilidade mesmo quando a velocidade máxima chegou a quase 40 nós, consequência direta do bom desenho do fundo do casco, com V pronunciado na popa, de 18 graus, e 25 graus na proa. O que também ajudou no desempenho e garantiu ótima estabilidade para esta lancha foi o “shine” — uma espécie de degrau nas laterais do casco, abaixo da linha-d’água — e o peso bem distribuído do casco.
Com a potência testada, as marcas de desempenho mostraram-se empolgantes, como era de se esperar, mas também demasiadamente agressivas para quem deseja apenas passear com a família, já que, por conta do excesso de potência, um piloto inexperiente pode até colocar a segurança em risco.

2021 | 0 h · Anunciado há 50 dias

Lancha Fs 215 - Direto De Fábrica - Motor Mercury 100 Hp 4t

R$169.009
Anúncio finalizado

Informações da loja

    Tempo vendendo no Mercado Livre

    6 anos

    Localização do veículo

    Biguaçu - Santa Catarina

Dicas de segurança

  • Do Mercado Livre, nunca te pediremos senhas, PIN ou códigos de verificação pelo WhatsApp, telefone, SMS ou e-mail.

  • Reserve o veículo somente pelo Mercado Livre. Não combine transferências de dinheiro anônimas nem receba boletos de pagamento do vendedor.

  • Não pague sem verificar pessoalmente a documentação e o estado do veículo.

  • Verifique se há pendências de multas ou impostos do carro.

  • Desconfie caso te passem a conta de um banco desconhecido para fazer a transferência.

  • O preço pode incluir custos adicionais como emplacamento, transferência do documento, IPVA e outras despesas governamentais. Confirme o valor final com o vendedor do veículo.

Ver mais dicas de segurança

Anúncio #1845902172

Denunciar