Não verificado

Informações da loja

O Mercado Livre verificou os dados por um processo de validação de identidade.

    Tempo vendendo no Mercado Livre

    20 anos

    Veículos à venda

    311

    Horário de atendimento

    De segunda a sexta-feira das 8h30 às 18h

    Localização do veículo

    Saúde - São Paulo Zona Sul - São Paulo

Faça a cotação de um veículo

Você vai encontrar valores de referência para se certificar de escolher um com bom preço. Cotar um veículo

Dicas de segurança

  • Do Mercado Livre, nunca te pediremos senhas, PIN ou códigos de verificação pelo WhatsApp, telefone, SMS ou e-mail.

  • Não faça depósitos antecipados para garantir o negócio sem antes ver o veículo.

  • Não pague sem verificar pessoalmente a documentação e o estado do veículo.

  • Verifique se há pendências de multas ou impostos do carro.

  • Desconfie caso te passem a conta de um banco desconhecido para fazer a transferência.

  • O preço pode incluir custos adicionais como emplacamento, transferência do documento, IPVA e outras despesas governamentais. Confirme o valor final com o vendedor do veículo.

Ver mais dicas de segurança

Características do veículo

Marca
Estaleiro Medaglia
Modelo
Trawler 42
Ano
1999
Motor
4 tempos
Tipo de combustível
Diesel

Ano do motor: 1999

Boaca: 432 m

Camarotes: 2

Pontal: 150 m

Calado: 130 m

Quantidade de motores: 2

Capacidade do tanque de combustível: 1.000 L

Horas de uso: 150 h

Altura interior: 210 m

Comprimento: 1.496 m

Material: Fibra de vidro

Quantidade de pessoas: 16

Potência: 500 hp

Descrição

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

GULLIVER I
MODELO TRAWLER MEDAGLIA 42 (1999)
CONSTRUTOR ESTALEIRO MEDAGLIA – RS, BRASIL
PROJETO NESTOR VOLKER
PRINCIPAL MEIO DE PROPULSÃO MOTORES DIESEL
CATEGORIA DE CONCESSÃO TIPO A (MAR ABERTO)
COMPRIMENTO FORA A FORA 14,96 m
COMPRIMENTO DO CASCO 14,40 m
BOCA DO CASCO 4,32 m
CALADO MÁXIMO 1,30 m
PESO DO SKEG 3000 Kg
POTÊNCIA MÁXIMA DOS MOTORES
ADMISSÍVEL A BORDO 250 HP (CADA)
CAPACIDADE TOTAL DOS TANQUES DE
ÁGUA 1000 L
CAPACIDADE DO AQUECEDOR DE ÁGUA 30 L
CAPACIDADE TOTAL DE COMBUSTÍVEL 2500 L
BATERIA DO MOTOR 75 Ah (CADA)
BATERIA DE SERVIÇO BANCO DE 600 Ah
BATERIA DO GERADOR 75 Ah
BATERIA AUXILIAR BANCO DE 400 Ah
CARGA MÁXIMA 5000 Kg
VEL. DE NAVEGAÇÃO (CRUZEIRO) 12 NÓS
VEL. DE NAVEGAÇÃO (TOP) 15 NÓS
DESLOCAÇÃO EM CARGA MÁXIMA 22 000 Kg
Nº DE PESSOAS A BORDO (DIURNO) 15 PESSOAS + MARINHEIRO
Nº DE PESSOAS A BORDO (NOTURNO) 5 PESSOAS + MARINHEIRO
CAPACIDADE DA BALSA 6 PESSOAS

ALIMENTAÇÃO DO PAINEL AC PELO CABO DE CAIS

A) VERIFICAR A TENSÃO QUE SERÁ LIGADA NA EMBARCAÇÃO (TENSÃO DE TRABALHO: 127V).
B) CONECTAR O PLUG MACHO (LADO 1) DO CABO DE CAIS NA TOMADA TRIFÁSICA DA
EMBARCAÇÃO, LOCALIZADA NA POPA.
C) CONECTAR O PLUG MACHO (LADO 2) DO CABO DE CAIS NA TOMADA TRIFÁSICA DO
PÍER/ESTALEIRO.
D) VERIFICAR SE OS DISJUNTORES DR E GERAL ESTÃO LIGADOS, LOCALIZADOS NO PAIOL DO
LEME.
E) LIGAR O DISJUNTOR “CAIS” NO PAINEL DE DISTRIBUIÇÃO “AC”
F) VERIFICAR O VOLTÍMETRO “AC”, SUA MARCAÇÃO DEVE SER DE APROXIMADAMENTE 127V.
G) LIGAR AS CARGAS “AC” DESEJADAS.
H) TODAS AS CARGAS POSSUEM DISJUNTORES RESPECTIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA CURTO E
SOBRECARGA.

ALIMENTAÇÃO DO PAINEL AC PELO GERADOR

A) VERIFICAR SE A CHAVE DE BATERIA DO GERADOR ESTÁ NA POSIÇÃO “ON”.
B) VERIFICAR SE O DISJUNTOR LOCAL DO GERADOR ESTÁ NA POSIÇÃO “ON”.
C) LIGAR O GERADOR NO PAINEL REMOTO.
D) LIGAR O DISJUNTOR NO PAINEL “AC” NA POSIÇÃO GERADOR.
E) VERIFICAR O VOLTÍMETRO “AC”, SUA MARCAÇÃO DEVE SER DE APROXIMADAMENTE 127V.
F) LIGAR AS CARGAS “AC” DESEJADAS

ALIMENTAÇÃO DO PAINEL 12 VOLTS DC

A) VERIFICAR SE A CHAVE DE BATERIA DE SERVIÇO ESTÁ NA POSIÇÃO “ON”.
B) VERIFICAR SE O DISJUNTOR BEP DE SERVIÇO 12V ESTÁ LIGADO.
C) LIGAR O DISJUNTOR PRINCIPAL DO PAINEL “DC”.
D) VERIFICAR O VOLTÍMETRO “DC”, SUA MARCAÇÃO DEVE SER DE APROXIMADAMENTE 14V
COM O CARREADOR DE BATERIA LIGADO.
E) LIGAR AS CARGAS “DC” DESEJADAS.


ACIONAMENTO DOS MOTORES

A) VERIFICAR SE A CHAVE DE BATERIA DO MOTOR ESTÁ NA POSIÇÃO “ON”.
B) VERIFICAR SE A MANETE ESTÁ NA POSIÇÃO “NEUTRO”.
C) VERIFICAR A TENSÃO DA BATERIA DE MOTOR NA TELA DO SIMRAD.
D) VIRE A CHAVE DE IGNIÇÃO PARA A “POSIÇÃO 1”.
E) VERIFIQUE O SINAL SONORO DO SENSOR DE PRESSÃO E SE A LÂMPADA DE EXCITAÇÃO DO
ALTERNADOR ESTÁ ACESA.
F) VERIFICAR O NÍVEL E REGISTROS DE COMBUSTÍVEL E CIRCULAÇÃO DE ÁGUA
G) PRESSIONE O BOTÃO DE PARTIDA DO MOTOR.

CHAVE DE BATERIA DE MOTOR BOMBORDO

A) POSIÇÃO OFF - CIRCUITO DA BATERIA DESLIGADO.
B) POSIÇÃO 1 - LIGA O CIRCUITO DA BATERIA DE MOTOR BOMBORDO.
C) POSIÇÃO BOTH- LIGA EM PARALELO COM A BATERIA DO MOTOR BORESTE.
D) POSIÇÃO 2 - LIGA O CIRCUITO DA BATERIA DE MOTOR BOMBORDO COM A
BATERIA DO MOTOR BORESTE, PERMANECENDO A BATERIA DO MOTOR BOMBORDO
DESATIVADA.

CHAVE DE BATERIA DE MOTOR BORESTE

A) POSIÇÃO OFF - CIRCUITO DA BATERIA DESLIGADO.
B) POSIÇÃO 1 - LIGA O CIRCUITO DA BATERIA DE MOTOR BORESTE.
C) POSIÇÃO BOTH - LIGA EM PARALELO COM A BATERIA DO MOTOR BOMBORDO
E DA BATERIA DE SERVIÇO.
D) POSIÇÃO 2 - LIGA O CIRCUITO DA BATERIA DE MOTOR BORESTE COM A
BATERIA DE SERVIÇO, PERMANECENDO A BATERIA DO MOTOR BORESTE DESATIVADA.



CHAVE DE BATERIA DE SERVIÇO

A) POSIÇÃO OFF - CIRCUITO DA BATERIA DESLIGADO.
B) POSIÇÃO 1 - LIGA O CIRCUITO DA BATERIA DE SERVIÇO.
C) POSIÇÃO BOTH - LIGA EM PARALELO COM A BATERIA DO MOTOR BORESTE E A
BATERIA DO GERADOR.
D) POSIÇÃO 2 - LIGA O CIRCUITO DA BATERIA DE SERVIÇO COM A BATERIA DO
GERADOR PERMANECENDO A BATERIA DE SERVIÇO DESATIVADA.

CHAVE DE BATERIA DO GERADOR

A) POSIÇÃO OFF - CIRCUITO DA BATERIA DESLIGADO.
B) POSIÇÃO 1 - LIGA O CIRCUITO DA BATERIA DO GERADOR.
C) POSIÇÃO BOTH - LIGA EM PARALELO COM A BATERIA DE SERVIÇO E BATERIAS
AUXILIARES.
D) POSIÇÃO 2 - LIGA O CIRCUITO DA BATERIA DO GERADOR COM AS BATERIAS
AUXILIARES, PERMANECENDO A BATERIA DO GERADOR DESATIVADA.

CHAVE DE BATERIAS AUXILIARES

A) POSIÇÃO OFF - CIRCUITO DA BATERIA DESLIGADO.
B) POSIÇÃO ON - LIGA O CIRCUITO DAS BATERIAS AUXILIARIES

COMANDOS BÁSICOS DAS MANETES ELETROMECÂNICAS

A) PARA ALIMENTAR AS MANETES ELETROMECÂNICAS BOMBORDO E BORESTE, DEVE-SE VIRAR
A CHAVE DE IGNIÇÃO PARA A POSIÇÃO CONTATO.
B) AO DAR IGNIÇÃO, O REVERSOR ESTARÁ DESABILITADO E APENAS FUNCIONARÁ A
ACELERAÇÃO.
C) PARA HABILITAR O REVERSOR PRESSIONE O BOTÃO “ACTIVE” NA MANETE.

COMANDO ELÉTRICO DO SISTEMA DE AR CONDICIONADO

A) O PAINEL CONTROLE DO AR CONDICIONADO ESTÁ LOCALIZADO SOB O COMANDO DO
FLYBRIDGE.
B) É POSSÍVEL A MUDANÇA DA BOMBA DE ÁGUA PRINCIPAL PARA A BOMBA SECUNDÁRIA
PELA SELETORA LOCALIZADA NA CAIXA DE COMANDO.
C) O DISJUNTOR DE PROTEÇÃO DO COMANDO ESTÁ LOCALIZADO NA CAIXA DE COMANDO.
D) A EMBARCAÇÃO É COMPOSTA POR TRÊS UNIDADES DE AR CONDICIONADO, LOCALIZADAS
NO PAIOL DO LEME, SOB O COMANDO DO FLYBRIDGE E NO QUARTO DE PROA, E A REDE
HIDRÁULICA É INTERLIGADA ENTRE AS TRÊS UNIDADES.
E) CADA UNIDADE POSSUI UM CONTROLE LOCAL PRÓPRIO.
F) A EMBARCAÇÃO POSSUI UMA VÁLVULA ‘’PIANO’’ PARA SEPARAÇÃO DA
DISTRIBUIÇÃO DA REDE HIDRÁULICA PARA AS UNIDADES DO AR CONDICIONADO.

SISTEMAS ELÉTRICOS

É ESSENCIAL PARA A SEGURANÇA DOS CONVIDADOS, TRIPULAÇÃO E DOS EQUIPAMENTOS
UM PRÉVIO ENTENDIMENTO DOS SISTEMAS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS PRESENTES NA
EMBARCAÇÃO.
NESTE CAPÍTULO SERÁ DESCRITO DETALHADAMENTE OS SISTEMAS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS
DE MAIOR IMPORTÂNCIA E POSSÍVEIS DEFEITOS A SEREM REPARADOS PARA MANTER A
EMBARCAÇÃO EM PLENO FUNCIONAMENTO.

SISTEMAS DE ESCOAMENTO

NO SISTEMA DE ESCOAMENTO, A EMBARCAÇÃO POSSUI AS SEGUINTES BOMBAS DE
PORÃO PRESENTES:

BOMBA DE PORÃO GARAGEM
BOMBA DE PORÃO LEME
BOMBA DE PORÃO POPA
BOMBA DE PORÃO P.M.
BOMBA DE PORÃO PROA

OS COMANDOS DAS BOMBAS PODEM SER REALIZADOS DE DUAS FORMAS:

MANUAL - AO ACIONAR OS BOTÕES DO PAINEL DE COMANDO GERAL.
AUTOMÁTICO - AO ACIONAR O SENSOR DE NÍVEL.

OPERAÇÃO E COMANDO DA PONTE MÓVEL
O CIRCUITO DE POTÊNCIA DA PONTE MÓVEL É ALIMENTADO DIRETAMENTE PELAS BATERIAS
AUXILIARES.
A PROTEÇÃO DA LINHA DE POTÊNCIA É FEITA POR UM FUSÍVEL LOCALIZADO NA PRAÇA DE
MÁQUINA E POR UM FUSÍVEL LOCALIZADO NO PAIOL DO LEME
O COMANDO DA PONTE MÓVEL PODE SER REALIZADO LOCALMENTE PELO JOYSTICK 4

POSIÇÕES OU VIA CONTROLE REMOTO

QUALQUER MOVIMENTO DA PONTE ACIONARÁ UM ALARME SONORO LOCALIZADO PRÓXIMO
AO MOTOR DE POTÊNCIA

GUINCHO DE ÂNCORA

O CIRCUITO DE POTÊNCIA É ALIMENTADO PELAS BATERIAS AUXILIARES. E A PROTEÇÃO DA
LINHA DE POTÊNCIA É FEITA POR UM DISJUNTOR BEP (FIGURA 6). O COMANDO DO GUINCHO SÃO
OS SEGUINTES:

A) DISJUNTOR “GUINCHO” DEVE ESTAR ACIONADO NO PAINEL DE COMANDO 12V
B) DISJUNTOR DE PROTEÇÃO “BEP” DEVE ESTAR ACIONADO.
C) O COMANDO PODE SER REALIZADO PELO COMANDO LOCAL (BOTÕES TIPO PEDAL OU REMOTO
VIA BOTÃO “CARLING SWITCH” (FIGURA 28), LOCALIZADO NO FLYBRIDGE.

BATERIAS

A EMBARCAÇÃO CONTA COM AS SEGUINTES BATERIAS:
SERVIÇO - 3 BATERIAS DE 220 AH
MOTORES - 2 BATERIAS DE 75 AH
BANCO AUXILIAR - 2 BATERIAS DE 220 AH
GERADOR - 1 BATERIA DE 75 AH

PROCEDIMENTOS E VISTORIAS:

A) REVISAR OS TERMINAIS DE CONEXÃO.
B) LIMPEZA DOS POLOS E REMOÇÃO DE ZINABRE E/OU OXIDAÇÃO.
C) MANTER AS BATERIAS CARREGADAS.
D) MONITORAR EVENTUALMENTE A TENSÃO.
E) MONITORAR EVENTUALMENTE O VISOR DE CARGA.

THRUSTER

O CIRCUITO DE ALIMENTAÇÃO DO THRUSTER (FIGURA 34) É FEITO PELAS BATERIAS AUXILIARES
E SUA PROTEÇÃO É REALIZADA PELO “MAIN SWITCH” LOCALIZADO NA PRAÇA DE MÁQUINA
O COMANDO PODE SER REALIZADO PELO JOYSTICK BIDIRECIONAL LOCALIZADOS NO FLYBRIDGE
E NO SALÃO

ATERRAMENTO

O CIRCUITO DE ATERRAMENTO É CONECTADO EM TODAS AS PARTES METÁLICAS DA
EMBARCAÇÃO QUE TENHAM CONTATO COM ÁGUA SALGADA (ESCAPAMENTOS, LEME, TANQUES
ETC).
O CIRCUITO DE ATERRAMENTO CONTA COM ISOLADOR GALVÂNICO LOCALIZADO NO PAIOL DO
LEME, CONECTADO AOS ANODOS E NO BARRAMENTO TERRA.

PROCEDIMENTOS E VISTORIAS:

A) VERIFICAR OS TERMINAIS DE CONEXÃO DOS ELEMENTOS DE ATERRAMENTO.
B) VERIFICAR AS CONEXÕES DOS TERMINAIS AO ELEMENTO.
C) VERIFICAR OS ESTADOS DOS ANODOS.
D) VERIFICAR A INTEGRIDADE DOS CABOS DE ATERRAMENTO.
E) CONSTATAR SE NÃO EXISTE FUGA DE CORRENTE PARA O SISTEMA DE ATERRAMENTO
ELÉTRICO.

REDE SIMRAD / C-ZONE

A ALIMENTAÇÃO DA REDE C-ZONE É REALIZADA PELA BATERIA DE SERVIÇO, E ACIONADA
ATRAVÉS DO INTERRUPTOR LOCALIZADO NA PRAÇA DE MÁQUINAS


LISTA DOS ELEMENTOS DA REDE C-ZONE
OI1
OI2
OI3
OI4
SC1
SC2
SI1
SI2
MI1
AC SEN-4
NETWORK INTERFACE
SHUNT

SISTEMA DE MONITORAMENTO

A EMBARCAÇÃO CONTA COM UM SISTEMA DE MONITORAMENTO INTELBRÁS
EM TEMPO REAL E NÃO GRAVÁVEL, LOCALIZADOS ESPECIFICAMENTE NA:

TARGA DE POPA.
PRAÇA DE MÁQUINA 1 E 2.

O SISTEMA DE MONITORAMENTO PODE SER ACESSADO PELAS TELAS PRINCIPAIS DO
FLYBRIDGE E DO SALÃO. SUA ALIMENTAÇÃO É PROTEGIDA PELO DISJUNTOR DE “ELETRÔNICOS”,
LOCALIZADO NO PAINEL DC 12V

SISTEMA DE ESGOTO

O SISTEMA DE ESGOTO (OU ÁGUA CINZA) CONTÉM UMA UNIDADE ELETRO-HIDRÁULICA
“JABSCO”, LOCALIZADA NO PORÃO DO QUARTO DE POPA. A ALIMENTAÇÃO DO
SISTEMA ESTÁ PROTEGIDA PELO DISJUNTOR “BOMBA MACERADORA”, LOCALIZADO NO PAINEL DC
12V.
O COMANDO DE ESGOTAMENTO E MONITORAMENTO DO NÍVEL DO RESERVATÓRIO É FEITO
REMOTAMENTE PELO CONTROLE LOCALIZADO NO SALÃO.
A EMBARCAÇÃO CONTA COM DOIS VASOS SANITÁRIOS COM SAÍDAS DIRETAS PARA A CAIXA
DE ÁGUA NEGRA E COMANDADAS PELO INTERRUPTOR LOCAL.
O DISJUNTOR DE PROTEÇÃO DOS CIRCUITOS DOS VASOS SANITÁRIOS ENCONTRA-SE NO PAINEL
DC 12V, DESCRITOS COMO WC1 E WC2.
O SISTEMA DOS VASOS SANITÁRIOS CONTA COM DOIS RELÉS DE POTÊNCIA DE
ACIONAMENTO (FIGURA 45), BEM COMO O SISTEMA DE ÁGUA NEGRA TAMBÉM (FIGURA 3).

DESSANILIZADOR

O DESSANILIZADOR “KATADYN 80E” TEM CAPACIDADE DE PURIFICAÇÃO DE 80L/H. SUA
ALIMENTAÇÃO É PELA REDE DE 127V E POSSUI DISJUNTOR DE PROTEÇÃO PRÓPRIO LOCALIZADO
DENTRO DO ARMÁRIO ELÉTRICO DO SALÃO.
O DESSANILIZADOR CONTA TAMBÉM COM COMANDOS E PROTEÇÃO LOCAIS NO PAINEL DE
CONTROLE. POSSUI REGISTRO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA PRÓPRIO.

ESTABILIZADOR DE TENSÃO

O ESTABILIZADOR DE TENSÃO TEM POTÊNCIA NOMINAL DE 20KVA COM
ENTRADA VARIÁVEL E SAÍDA FIXA DE 127VAC.
POSSUI PROTEÇÃO E COMANDO LOCAL NO PRÓPRIO PAINEL.
A SAÍDA DO ESTABILIZADOR É PROTEGIDA PELO DISJUNTOR DE ENTRADA DE CAIS

TRANSFORMADOR DE TENSÃO

O TRANSFORMADOR DE TENSÃO ESTÁ LOCALIZADO NO QUARTO DE PROA SOB A CAMA AO
LADO BORESTE.
SUA TENSÃO DE ENTRADA É DE 127VAC E SUA SAÍDA É DE 220VAC, COM POTÊNCIA
NOMINAL DE 5KVA.
O CIRCUITO DE ALIMENTAÇÃO DO TRANSFORMADOR É PROTEGIDO POR UM DISJUNTOR BIPOLAR
NA ENTRADA E UM OUTRO DISJUNTOR BIPOLAR EM SUA SAÍDA.
A SAÍDA DO TRANSFORMADOR ALIMENTA UMA TOMADA DE 220VAC NA COZINHA E UMA
TOMADA 220V NA PRAÇA DE MÁQUINAS .


AQUECEDOR DE ÁGUA (BOILER)

O AQUECEDOR DE ÁGUA É DA MARCA “RARITAN” E TEM CAPACIDADE DE
ARMAZENAGEM DE 30L
A PROTEÇÃO DO CIRCUITO É FEITA PELO DISJUNTOR “AQUECEDOR”, LOCALIZADO NO PAINEL
127VAC.
O AQUECIMENTO DE ÁGUA É CONECTADO PARALELAMENTE AO MOTOR BORESTE.
AS SAÍDAS DE ÁGUA QUENTE (MANGUEIRA VERMELHA) POSSUEM REGISTROS PRÓPRIOS
E SÃO CONECTADOS NO SISTEMA DE ÁGUA QUENTE (CHUVEIROS DE POPA, PROA E
TORNEIRAS).

CARREGADORES DE BATERIAS

OS CARREGADORES DE BATERIAS ESTÃO LOCALIZADOS DENTRO DO SOFÁ DO LADO
BOMBORDO NO SALÃO. A EMBARCAÇÃO CONTA COM 3 CARREGADORES DE BATERIAS,
SENDO ELES:

CARREGADOR VETUS 12/40-3:
RESPONSÁVEL PELO CARREGAMENTO DAS BATERIAS DO MOTOR BOMBORDO, MOTOR
BORESTE E GERADOR.
CARREGADOR VETUS 12/80-3:
RESPONSÁVEL PELO CARREGAMENTO DAS BATERIAS AUXILIARES.
CARREGADOR INVERSOR XANTREX 3000:
RESPONSÁVEL PELO CARREGAMENTO DAS BATERIAS DE SERVIÇO E PELA ALIMENTAÇÃO DO
CIRCUITO 127VAC DAS “TOMADAS”, “TOMADAS COZINHA” E “MICRO-ONDAS”.
A PROTEÇÃO DAS BATERIAS LADO DC É REALIZADO PELOS DISJUNTORES MONOPOLARES,
LOCALIZADOS NA PRAÇA DE MÁQUINAS.
A PROTEÇÃO DOS CARREGADORES LADO AC É REALIZADO PELOS DISJUNTORES
MONOPOLARES, LOCALIZADOS NO PAINEL 127VAC.

MESA ELETROPNEUMÁTICA

A MESA ELETROPNEUMÁTICA, LOCALIZADA NO SALÃO, TEM SEU CONTROLE DE POSIÇÃO
REALIZADO POR UM PISTÃO PNEUMÁTICO, AO QUAL É ALIMENTADO PELO SISTEMA 12VDC. O
COMANDO DO PISTÃO É FEITO POR UM MÓDULO ELETRÔNICO (FIGURA 53).
A PROTEÇÃO DO CIRCUITO DO MÓDULO ELETRÔNICO É FEITA POR UM FUSÍVEL DE LINHA,
LOCALIZADO NA PRAÇA DE MÁQUINA LOGO ABAIXO DA MESA.
O CONTROLE DE POSIÇÃO DO PISTÃO PODE SER REALIZADO POR UM CONTROLE REMOTO OU MANUALMENTE NOS BOTÕES LOCALIZADOS NO MÓDULO ELETRÔNICO.

SISTEMA DE ILUMINAÇÃO

A EMBARCAÇÃO CONTA COM MAIS DE 300 PONTOS DE ILUMINAÇÃO, DIVIDIDOS EM
DIVERSOS FORMATOS E TIPOS DE LUMINÁRIAS, CONFORME A SEGUINTE DESCRIÇÃO:

LUMINÁRIAS LED TIPO PAINEL:
LUMINÁRIAS CONVERTIDAS EM LEDS 12VDC, INSTALADAS NO TETO, COMANDADAS POR
INTERRUPTORES FIXADOS EM CHAPAS DE INOX ESPALHADAS ESTRATEGICAMENTE PELOS CÔMODOS.
LUMINÁRIAS LED TIPO OLHO DE GATO:
INSTALADAS NO PASSADIÇO PARA A ILUMINAÇÃO EXTERNA
FITAS DE LED:
INSTALADAS DENTRO DOS ARMÁRIOS, COM INTERRUPTOR DE POSIÇÃO DE PORTA, AO QUAL
ACENDEM AO ABRIR.
ILUMINAÇÃO SUBAQUÁTICA:
INSTALADAS NA CANALETA DE FIBRA ABAIXO DAS SAÍDAS DE ESCAPAMENTO DOS
MOTORES.
REFLETORES DE LED:
INSTALADOS NA ARMAÇÃO DE INOX DO TETO DO FLYBRIDGE PARA A ILUMINAÇÃO DA POPA
DE EMBARCAÇÃO.
FAROL DE BUSCA:
INSTALADO UM FAROL DE BUSCA NA POPA E NA PROA COM COMANDO REMOTO NO PAINEL
DO SALÃO E DO FLYBRIDGE.
LUMINÁRIAS DE LED RETANGULAR AZUL:
INSTALADAS NO TETO DO FLYBRIDGE PARA ILUMINAÇÃO DO MESMO.
LUMINÁRIAS DE LED RETANGULAR BRANCO:
UTILIZADO PARA ILUMINAÇÃO DA PRAÇA DE MÁQUINA.
LUMINÁRIAS DE LED RETANGULAR COM PROTEÇÃO ACRÍLICA:
90 LEDS UTILIZADOS PARA A ILUMINAÇÃO DE AMBIENTES DE POUCO ACESSO, COMO O
PAIOL DO LEME E PAIOL DE POPA.
ILUMINAÇÃO DE NAVEGAÇÃO:
LUMINÁRIAS UTILIZADAS NO SISTEMA DE NAVEGAÇÃO, COMO LUZES DE NAVEGAÇÃO, LUZ
DE TOP, ESTROBO, LUZ DE ESTEIRA ETC

SISTEMAS MECÂNICOS

UMA MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO SISTEMA MECÂNICO É CONSIDERADA ALTAMENTE
EFICAZ E AUMENTA A DURABILIDADE E CONFIABILIDADE DOS EQUIPAMENTOS EM QUESTÃO.
NESTE CAPÍTULO SERÁ APRESENTADO RESUMIDAMENTE OS SISTEMAS MECÂNICOS DE
MAIOR IMPORTÂNCIA E ALGUNS PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS DE MANUTENÇÃO A FIM DE
MANTER A INTEGRIDADE DA EMBARCAÇÃO.

MOTORES DIESEL

A EMBARCAÇÃO É COMPOSTA POR DOIS MOTORES MERCEDES-BENZ TURBO INTERCOOLER
DE 250HP. CADA MOTOR É COMPOSTO POR UM ALTERNADOR RESPECTIVO.
O MOTOR DE BOMBORDO CONTA COM UM ALTERNADOR EXTRA PARA O SISTEMA DAS
BATERIAS DE SERVIÇO. ELE TAMBÉM TEM CONEXÃO HIDRÁULICA COM O BOILER PARA O
AQUECIMENTO DE ÁGUA.
CADA MOTOR POSSUI COMANDO REMOTO E LOCAL, COM HORÍMETRO DE CONTAGEM,
LOCALIZADOS NA CAIXA DE COMANDO LOCAL.

PROCEDIMENTOS E VISTORIAS:
A) CORREIAS (50H).
B) ÓLEO DE MOTOR (250H).
C) ROTORES (50H).
D) FILTROS (50H).
E) COMBUSTÍVEL, CIRCULAÇÃO DE ÁGUA, VAZAMENTOS, CHICOTE ELÉTRICO, BRAÇADEIRAS.
BATERIAS, RUÍDOS, ÁGUA DO RADIADOR ETC.


EIXOS
A EMBARCAÇÃO CONTA COM DOIS EIXOS ATERRADOS POR ANODOS E ISOLADOS PELAS
GAXETAS (FIGURA 57) ACOPLADOS RESPECTIVAMENTE AOS MOTORES.

TANQUES DE COMBUSTÍVEL

A CAPACIDADE DE COMBUSTÍVEL CONTA COM 5 TANQUES, LOCALIZADOS NA PRAÇA DE
MÁQUINAS, SENDO ESPECIFICAMENTE:
TANQUE BOMBORDO POPA: X LITROS
TANQUE BOMBORDO PROA: X LITROS
TANQUE BORESTE POPA: X LITROS
TANQUE BOMBORDO PROA: X LITROS
TANQUE CENTRAL: X LITROS

TODOS OS TANQUES LATERAIS CONTAM COM REGISTROS NAS SAÍDAS E NA ENTRADA DO
TANQUE CENTRAL.
O ABASTECIMENTO DOS TANQUES É REALIZADO PELOS BOCAIS DE ACESSO LOCALIZADOS
NOS PASSADIÇOS LATERAIS.
O MONITORAMENTO DOS TANQUES É REALIZADO PELOS SENSORES DE COMBUSTÍVEIS DE
PRESSÃO, CONTROLADOS PELA CPU “MARETROM”, E A LEITURA É
POSSÍVEL PELA REDE SIMRAD NAS TELAS PRINCIPAIS

GERADOR

A EMBARCAÇÃO CONTA COM GERADOR “KOHLER” DE 8KVA (FIGURA 62) TOTALMENTE
RESTAURADO.
PROCEDIMENTOS E VISTORIAS:
A) VERIFICAR REGISTRO DE ÁGUA.
B) VERIFICAR O NÍVEL DA BATERIA.
C) VERIFICAR O NÍVEL DO ÓLEO DO MOTOR.
D) VERIFICAR O COMBUSTÍVEL DO GERADOR.
E) ATENTAR-SE A POSSÍVEIS VAZAMENTOS NAS CONEXÕES MECÂNICAS DO GERADOR.

SISTEMAS HIDRÁULICOS

NESTE CAPÍTULO SERÁ APRESENTADO OS SISTEMAS HIDRÁULICOS E SUAS PRINCIPAIS
OPERAÇÕES AFIM DE MANTER O SISTEMA SEMPRE EM PLENO FUNCIONAMENTO E ATENDER AS
NECESSIDADES DOS TRIPULANTES.

TANQUES DE ÁGUA

A EMBARCAÇÃO CONTA COM DOIS TANQUES DE ÁGUA LOCALIZADOS NO PAIOL DO LEME
COM CAPACIDADE DE 500L DE ARMAZENAMENTO CADA. O ABASTECIMENTO DOS TANQUES DE
ÁGUA É FEITO PELOS BOCAIS LOCALIZADOS NO CONVÉS DE POPA.
A MEDIÇÃO DO NÍVEL DE ÁGUA É REALIZADA POR DOIS SENSORES DE PRESSÃO E PODE SER VERIFICADO PELA REDE SIMRAD NAS TELAS PRINCIPAIS.
AS SAÍDAS DOS TANQUES SÃO INTERLIGADAS POR UM REGISTRO E CONECTADAS NAS
BOMBAS DE ÁGUA DOCE 1 E 2 E DISTRIBUÍDAS NA REDE HIDRÁULICA.

BOMBAS HIDRÁULICAS

A EMBARCAÇÃO AS SEGUINTES BOMBAS HIDRÁULICAS:
2 BOMBAS DE ÁGUA DOCE 12V, LOCALIZADAS NO PAIOL DO LEME.
2 BOMBAS DE ÁGUA SALGADA PARA O SISTEMA DE AR-CONDICIONADO, LOCALIZADAS
SOB A COZINHA.
2 BOMBAS DE DRENO, LOCALIZADAS NO QUARTO DE POPA E COZINHA.
5 BOMBAS DE PORÃO.
BOMBA DE DRENAGEM MANUAL.
REGISTRO DE 2 VIAS DE EMERGÊNCIA PARA ESCOAMENTO.

SISTEMAS DE PILOTAGEM

É RESTRITAMENTE NECESSÁRIO O CONHECIMENTO DE TÉCNICAS DE PILOTAGEM E
COMANDOS DA EMBARCAÇÃO, VISANDO A MAIOR SEGURIDADE POSSÍVEL PARA OS TRIPULANTES E
CONVIDADOS.
NESTE CAPÍTULO SERÁ APRESENTADO OS PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS RESPECTIVOS À
NAVEGAÇÃO E TÉCNICAS DE MANUTENÇÃO.

LEME

O SISTEMA DO LEME ESTÁ SITUADO NO PAIOL DO LEME, SENDO QUE SEU CONTROLE É FEITO
HIDRAULICAMENTE PELO TIMÃO DO FLYBRIDGE OU SALÃO.
O TIMÃO É ACOPLADO A UM CONTROLE HIDRÁULICO AUTÔNOMO À PARTE ELÉTRICA E PODE
SER COMANDADO TANTO PELO FLYBRIDGE COMO PELO SALÃO SEM A NECESSIDADE DE SELEÇÃO
REMOTA E SEPARADOS HIDRAULICAMENTE.

7.2. PILOTO AUTOMÁTICO

A PILOTAGEM AUTOMÁTICA É REALIZADA PELA BOMBA 12V DO PILOTO ACOPLADA AO LEME. A LEITURA DA POSIÇÃO DO LEME É REALIZADA PELO “RUDDER” E A
POSIÇÃO DA EMBARCAÇÃO É ENVIADA PELA BÚSSOLA ELETRÔNICA AO SISTEMA INTEGRADO AC12.
O COMANDO DO PILOTO AUTOMÁTICO É ATIVADO/DESATIVADO PELA UNIDADE DE CONTROLE OP10, LOCALIZADA NO PAINEL DE COMANDO FLYBRIDGE E NO SALÃO.
A PROTEÇÃO DO SISTEMA É REALIZADA PELO DISJUNTOR “PILOTO AUTOMÁTICO”, LOCALIZADO NO PAINEL DC 12V.
O ESQUEMA DA REDE PODE SER VERIFICADO NO DIAGRAMA 2

SISTEMAS DE SEGURANÇA
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

OS EXTINTORES ESTÃO SUJEITOS ÀS NORMAS NACIONAIS E NÃO SÃO FORNECIDOS COM O
BARCO. PORÉM, DURANTE O SEU USO E SERVIÇO, O BARCO DEVE ESTAR EQUIPADO COM
EXTINTORES QUE TENHAM CAPACIDADES DE EXTINÇÃO DE FOGO E SEJAM INSTALADOS NOS
SEGUINTES LOCAIS:

EXTINTOR Nº 1 E Nº 2 (CLASSE ABC): DEGRAUS DO SALÃO.
EXTINTOR Nº 3 (PÓ QUÍMICO): POPA LADO BOMBORDO DA PRAÇA DE MÁQUINA.
EXTINTOR Nº 4 (CLASSE ABC): CABINE DE PROA.
EXTINTOR Nº 5 (CLASSE ABC): CABINE DE POPA.
EXTINTOR Nº 6 E Nº 7 (CLASSE ABC): PAIOL DE POPA.

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA:

15 COLETES (QUARTO DE PROA, SALÃO, FLYBRIDGE).
BOTE SALVA VIDAS ZODIAC AERO 3,25.
BALSA: FLEX PLIM.
2 SINALIZADORES PIROTÉCNICOS.
2 SINALIZADORES FUMÍGENO FLUTUANTE LARANJA.
2 SINALIZADORES ESTRELA VERMELHA.
2 FACHOS MANUAIS LUZ VERMELHA.
4 LANTERNAS A BATERIAS.
2 LANTERNAS 12V.
2 RÁDIOS WALK-TALK.
1 CAIXA DE PRIMEIROS SOCORROS.
1 BOMBA 12V MANUAL DE TRANSFERÊNCIA DIESEL.
1 CARREGADOR DE BATERIAS 10A PORTÁTIL MANUAL.
2 MÁSCARAS DE INCÊNDIO ALUMIZADAS TIPO CAPACETE RESPIRADOR INTERNO

AMARRAÇÕES

CORDAS.
DEFENSAS.
CUNHOS ETC.

PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA

INCÊNDIO: EM CASO DE EMERGÊNCIA DE INCÊNDIO NA PRAÇA DE MÁQUINAS, A EMBARCAÇÃO
CONTA COM UM ACIONAMENTO MECÂNICO MANUAL (FIGURA 73) LOCALIZADO NO SALÃO, AO QUAL
IRÁ ACIONAR O EXTINTOR DE PÓ QUÍMICO, LOCALIZADO NA PARTE DE TRÁS DO MOTOR DE BOMBORDO,
E UM ACIONAMENTO AUTOMÁTICO COMANDADO PELA CPU “SEA-FIRE” (FIGURA 74) QUE CONTA
COM SENSORES DE GASES E TEMPERATURA.
ALAGAMENTO: EM SITUAÇÕES DE EXCESSO DE ÁGUA NOS PORÕES, IRÁ ACIONAR OS ALARMES DE
ALAGAMENTOS ATÉ QUE O NÍVEL SEJA NORMALIZADO.
PANE ELÉTRICA: O SISTEMA DE BATERIAS CONTA COM CHAVES QUE POSSIBILITAM PARALELAR AS BATERIAS
ENTRE SI.
PANE SECA: É NECESSÁRIO O MONITORAMENTO CONSTANTE DO NÍVEL DE COMBUSTÍVEL PARA EVITAR A
ESCASSEZ DO MESMO.

FUMAÇA: SENSOR DE FUMAÇA (FIGURA 75) NO QUARTO DE POPA E UM NA COZINHA